quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Redes sociais movimentam a campanha contra a divisão do Pará

A campanha contra a Divisão do Pará já está a todo vapor na internet. Comunidades no Facebook, Orkut, twitter, blogs e sites criados pela iniciativa de militantes muitas vezes anônimos congregam seguidores de todas as regiões do Estado do Pará e até gente de outros países.
A prova da força de mobilização destas redes aconteceu no dia 21 de agosto quando, através das comunidades do facebook, foi organizada uma grande marcha que contou com a participação de mais de cinco mil pessoas.


O número de seguidores tem aumentado a cada momento conforme vai se aproximando a data do plebiscito que vai decidir o destino do Estado do Pará e conforme a discussão vai tomando conta da sociedade.
Uma das comunidades mais fortes é a Resistência 55, cujo nome no facebook é “Pará sem divisão: a Resistência”

A origem do nome, segundo um de seus criadores, o advogado e músico Eduardo Cunha, evoca os grupos civis que durante a história viram-se obrigados a se organizar e reagir. Como exemplo, ele cita a resistência francesa diante da invasão Nazifascista e a resistência do Movimento da Cabanagem.
“Nada há de alusão à violência mas sim à resistência pacífica (satiagraha) de Gandhi e o Direito de Resistência previsto no Pacto de São José da Costa Rica”, explica .
Hoje a Resistência 55 conta 3620 membros, composto eminentemente de profissionais liberais, artistas, estudantes, etc. Entre os membros ilustres que já deixaram mensagens ao grupo encontram-se os cantores Fafá de Belém, Leila Pinheiro, e Alcyr Guimarães


Uma das ações ousadas dos membros desta comunidade aconteceu no show da Cantora Fafá de Belém, no Hangar Centro de Convenções onde eles entregaram uma grande bandeira do Pará à cantora Fafá de Belém o que motivou uma manifestação de apoio ao movimento contra a divisão do Estado. O grupo também distribuiu mil bandeirinhas do Pará durante a Primeira Marcha Contra a Divisão com custo arrecadado entre seus membros.  



Pará Pai d'égua - Outro grupo forte no Facebook é o “Pará Pai d'égua!!”, uma tribuna aberta para quem dela quiser participar, desde que tenha interesse em defender o Pará e lutar contra a divisão.
O criador é o jornalista Lazaro Araújo um dos mais ferrenhos defensores da manutenção da integridade territorial do Estado. Ele convida todos as pessoas que têm perfil nas redes sociais a aderirem ao grupo. “ É só enviar os posts para o grupo. Todos os membros têm liberdade para assim proceder. Se um post for contrário ao perfil, a gente tem também liberdade de deletar” explica .
Lázaro explica que a idéia é participar de todas as atividades em defesa do Pará mesmo as que não sejam criadas pelo seu grupo.  Para alcançar um grande número de membros, O Pará Pai d’égua está sempre adicionando novos membros. “O número só cresce, são amigos do facebook, gente de todas as idades e das mais diferentes profissões. O grupo não estabelece exceção e regras, só a de que seja contra a divisão”, comenta o jornalista.

Onde procurar mais comunidades, perfis ou grupos que sejam contra a Divisão do Estado do Pará 

Blogs:

Twitter:
@defesadopara
@PAsempreGRANDE 
@SouPará



Facebook:

Frente Para Não Separar
Resistência 55
Pará Pai d´égua
http://www.facebook.com/groups/206420526085077/


Um comentário: